Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Laura Gelbert Headshot

Entenda a importância do acordo de Paris

Publicado: Atualizado:
Imprimir

2016-04-21-1461279222-3370293-Paris_Agreement_Signatureportuguese.png

Após anos de negociações, em dezembro do ano passado, durante a Conferência da ONU sobre o Clima, COP 21, líderes mundiais adotaram o texto do chamado Acordo de Paris.

O documento apresenta medidas de combate à mudança climática, incluindo o compromisso dos países de reduzirem as emissões de gases de efeito estufa. O objetivo? Evitar que a temperatura média global suba mais do que 2º Celsius.

Mas para entrar em vigor, primeiro o acordo precisa ser assinado. E a partir desta sexta-feira, 22 de abril, durante o prazo de um ano, o documento estará aberto para assinaturas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convidou os líderes mundiais para uma cerimônia oficial na sexta-feira, na sede das Nações Unidas, em Nova York. E o resultado surpreendeu até mesmo a organização: mais de 165 países já anunciaram que vão assinar o Acordo de Paris logo no primeiro dia.

Estão confirmadas as presenças da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, do presidente da França, François Hollande, do secretário de Estado americano, John Kerry, entre outros líderes. O ator Leonardo DiCaprio, mensageiro de Paz da ONU para o Clima, também estará presente na cerimônia.

2016-04-21-1461279467-5936508-1.jpg

Para o chefe da ONU, o "pacto histórico" de combate à mudança climática tem o poder de transformar o mundo. Ban acredita que tantos líderes assinando o acordo em apenas um dia é um "sinal claro da solidariedade e da determinação".

Depois da assinatura, o documento será enviado para os Congressos e Parlamentos dos Estados-membros. O acordo só entrará em vigor 30 dias após ser ratificado por, pelo menos, 55 países que juntos somam 55% das emissões globais de gases.

O secretário-geral da ONU vai inaugurar a sessão de assinaturas por volta das 8h30 da manhã, hora local em Nova York, 9h30 da manhã horário de Brasília.

2016-04-21-1461279699-6920056-AadoodoAcordodeParisfoiummomentohistricoparaaspessoaseoplaneta.Agoradevemoscontinuartrabalhandoeamp.png

A Rádio ONU tem uma página especial sobre o Acordo de Paris que inclui respostas a perguntas frequentes sobre a cerimônia desta sexta-feira.

O evento será transmitido ao vivo em webtv.un.org. A sessão de assinaturas será na Assembleia Geral, mas vários eventos paralelos ocorrerão ao longo do dia, centradas no financiamento de ações em prol do clima e do desenvolvimento sustentável.

Acompanhe outras notícias da Rádio ONU. Siga também a Rádio ONU no Twitter e no Facebook.

LEIA MAIS:

- ONU celebra o Dia Internacional da Mulher pedindo 'Passo Decisivo pela Igualdade de Gênero'

- Síria: especialista da ONU alerta para civis em "circunstâncias desesperadoras"

Também no HuffPost Brasil:

Close
Como você ajuda o aquecimento global
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual