Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Milena Buarque Headshot

11º Festival de Cinema Latino-Americano destaca mulheres na cinematografia

Publicado: Atualizado:
Imprimir

2016-07-19-1468943553-6877518-maesohauma.jpg

'Mãe Só Há Uma', novo filme de Anna Muylaert, abre o 11º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

A décima primeira edição do Festival de Cinema Latino-Americano domina São Paulo entre os dias 20 a 27 de julho com uma programação que celebra a crescente presença feminina na atual cinematografia da região. A homenageada do ano é a cineasta paulista Anna Muylaert, que recentemente foi convidada a integrar a Academia do Oscar. Além da exibição do longa inédito "Mãe Só Há Uma" (2016), o festival vai apresentar 23 títulos dirigidos e/ou roteirizados por Anna.

A programação conta com 118 filmes, divididos nas seções Contemporâneos, Homenagem Anna Muylaert, Divas, Cine Negro, Mulheres Atrás das Câmeras, Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect e DocTVLatinoamérica 10 Anos, além de encontros e debates com autores.

Nesta quinta-feira, 21, a exibição de "Que Horas Ela Volta? - Demo Filme" será comentada pela própria diretora. Trata-se da primeira apresentação ao público de um dos chamados demo filmes, versão utilizada como preparação para seus longas-metragens ou "rascunhos filmados e editados". A sessão terá a participação da cartunista Laerte.

Várias pré-estreias de novos longas-metragens brasileiros também integram a programação, como, por exemplo, "Estopô Balaio", de Cristiano Burlan (que encerra o festival), "Planeta Escarlate", de Dellani Lima, e "Clarice ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois", do diretor cearense Petrus Cariry,

Em 2015, um quarto da produção de longas mexicanos foi assinado por diretoras. As mostras especiais Divas da Época de Ouro (período a partir da década de 1940) e Mulheres Atrás das Câmeras (nova geração feminina de cineastas mexicanas) trazem um panorama cinematográfico do país, que, nesta edição, participa em peso do festival.

Os filmes de 13 países serão exibidos em 9 lugares diferentes: Memorial da América Latina, Circuito Spcine Olido, Circuito Spcine Caminho do Mar, Circuito Spcine Meninos e Circuito Spcine Perus, Cinesesc, Centro Cultural Banco do Brasil e Centro Cultural São Paulo.

Confira a programação completa aqui: festlatinosp.

LEIA MAIS:

- 3 curtas-metragens para ver antes de dormir ou ao acordar (e que vão te inspirar)

- Vamos abolir o 'morrer de frio'?

Também no HuffPost Brasil:

Close
13 livros que serão adaptados para o cinema em 2016
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual