Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Monica Grayley Headshot

ONU marca Dia Internacional Nelson Mandela com 67 minutos de ação

Publicado: Atualizado:
Imprimir

2016-07-17-1468773345-915097-47030.jpg
Mandela na Assembleia Geral com a chefe de Protocolo Nadia Younes. Foto ONU: Evan Schneider, 1998.

As Nações Unidas comemoram neste 18 de julho o Dia Internacional Nelson Mandela. O ex-líder da África do Sul estaria cumprindo 98 anos de idade. Mandela morreu em 2013, após dedicar 67 anos ao serviço público.

Por isso, a ONU pede a voluntários que invistam 67 minutos de suas vidas nesta segunda-feira em algum tipo de tarefa comunitária.

Em mensagem para marcar o dia, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirma que a data é uma oportunidade de reflexão sobre a vida de um homem que incorporou os valores mais altos das Nações Unidas.

A vida de Mandela foi marcada ainda por outras virtudes: capacidade de perdão e reconciliação e a facilidade de fazer amigos. Ele próprio disse que escolheu perdoar ao sair da prisão para evitar continuar "acorrentado" depois de ter passado 27 anos preso por lutar pelo fim do apartheid, o regime de segregação racial na África do Sul.

Neto

Quem conheceu Mandela de perto diz que ele era rígido em seus princípios. No mês passado, o neto dele, Ndaba Mandela, contou à repórter da Rádio ONU, Laura Gelbert, que o avô cobrava boas notas na escola. E que no começo "foi difícil".

Mas para o jovem Mandela, a maior lição de todas foi a da humildade. Ele lembra que o avô famoso o chamava num canto e dizia: "Ndaba, aconteça o que acontecer, você tem que ser sempre humilde."

Dentre as lembranças da infância e do contato com Mandela, Ndaba lembrou ainda do entra e sai na casa do avô de gente famosa e de desconhecidos. O neto contou que via o cantor americano Michael Jackson, o ex-líder de Cuba Fidel Castro e muitas outras pessoas. Mas para Nelson Mandela, todos eram iguais. "Ele tratava o cozinheiro e o jardineiro da mesma maneira que tratava os líderes internacionais."

Em sua mensagem, o chefe da ONU Ban Ki-moon diz que Mandela mostrou à humanidade o caminho a seguir.

Stevie Wonder

O tema deste ano do Dia Internacional Nelson Mandela é "aja e inspire mudança" com o propósito de promover um mundo de paz, sustentável e igualitário.

Para o secretário-geral não importa se o seu serviço é ajudar uma criança com as tarefas escolares, alimentar a quem tem fome ou limpar uma área. Você pode ainda ajudar num centro comunitário ou num hospital, o importante é integrar o movimento Mandela e fazer um mundo melhor.

O Dia Internacional Nelson Mandela foi criado em 2009 pela Assembleia Geral.

Nesta segunda-feira, haverá vários eventos na sede da ONU, em Nova York, para celebrar a data, e o Mensageiro da Paz e cantor Stevie Wonder é um dos convidados.

Leia outras notícias na página da Rádio ONU ou siga-nos no Twitter e no Facebook.

LEIA MAIS:

- Quarteto para o Oriente Médio apresenta 10 passos a caminho da paz

- Estudantes são chibatados no Irã por festejarem a própria formatura

Também no HuffPost Brasil:

Close
Encontros e momentos marcantes de Mandela
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual