Guerra Fria

A queda do muro de Berlim: um laboratório para o mundo

Fábio Zuker | Publicado 22.11.2014
Fábio Zuker

A vitória capitalista, representada pela Queda do Muro de Berlim, veio junto com a exposição de que a promessa de domínio total e ilimitado da natureza não se sustentava, e havia gerado terríveis contradições naturais e políticas.

'Fizemos o programa para superar o Muro'

Fábio Corrêa | Publicado 14.11.2014
Fábio Corrêa

A queda do muro que isolava Berlim Ocidental do resto do mundo completou no último 9 de novembro um quarto de século. Durante 28 anos, o contato por terra entre civis do leste e oeste foi praticamente eliminado. Algo, porém, passava pelos pouco mais de 4 metros de altura armados com placas de concreto.

Mikhail Gorbachev: "O mundo está à beira de uma nova Guerra Fria"

Mikhail Gorbachev | Publicado 08.11.2014
Mikhail Gorbachev

As lições da crise global contínua devem convencer-nos de que precisamos buscar um novo modelo que garanta a sustentabilidade política, econômica e ambiental. Este é um problema que deve ser resolvido agora, sem demora.

O que significa a unificação alemã para a geração pós-Guerra Fria?

Manfred Wilke | Publicado 08.11.2014
Manfred Wilke

"Aufklärung jetzt!" ("Esclarecimento já!") parece um slogan de protesto muito antigo -- "Povo, levante-se e abra as portas do inferno!" Isso foi em 1813, quando a Alemanha teve de se libertar de Napoleão. Como filho da guerra, eu fui incitado à ação já em 1945 pela Aufarbeitung (reconciliação). Desde minha infância, portanto, fui confrontado com essa dupla história de ditadura.

25 anos depois, outro muro se ergue entre o Ocidente e a Rússia

Artyom Lukin | Publicado 08.11.2014
Artyom Lukin

Eu tinha 13 anos quando vi na TV imagens do Muro de Berlim desmoronando nos dias eufóricos de novembro de 1989. Era um menino que vivia distante, no Extremo Oriente soviético, mas a importância histórica do momento me marcou -- tratava-se de muito mais que a mera unificação das Alemanhas Oriental e Ocidental.

10 fugas simplesmente fantásticas para atravessar o Muro de Berlim

The Huffington Post | Charlotte Alfred | Publicado 08.11.2014

Por 28 anos, a Alemanha Oriental, controlada por comunistas, foi cortada do enclave capitalista de Berlim Ocidental por uma barreira de concreto, aram...

Reconciliação e tolerância: O que o Brasil pode aprender nos 25 anos da queda do Muro de Berlim

Thiago de Araújo | Publicado 07.11.2014
Thiago de Araújo

Tive o prazer de viver um curto período entre os berlinenses, em 2011. Todavia, o tempo foi suficiente para perceber que o processo de reconciliação e tolerância continua. O muro que dividiu famílias, destruiu sonhos e mudou a paisagem da cidade ainda ilude quem pensa que o processo está completo. Muito pelo contrário. E há lições que podem ser aproveitadas pelos brasileiros.

8.000 balões para lembrar o Muro de Berlim

Brasil Post | Publicado 07.11.2014

No dia 9 de novembro de 1989, após 28 anos vivendo dividida, Berlim voltou a ser – pelo menos fisicamente – uma só. Agora, 25 anos após a queda...

'Como a Alemanha reunificada lida com seu legado?'

Maurício Santoro | Publicado 07.11.2014
Maurício Santoro

No dia 7 de novembro se completam 25 anos da queda do muro de Berlim, o marco das revoluções quase sempre pacíficas que destruíram os regimes comunistas na Europa Oriental e União Soviética. Por que ele foi construído? Qual seu impacto?

Estamos vivendo o início da Era Sombria?

Fábio Sasaki | Publicado 27.09.2014
Fábio Sasaki

Os atuais focos de tensão no globo trazem alguns componentes particulares, que chamam a atenção mais pela natureza geopolítica dos conflitos em curso e pela forma como os potenciais confrontos podem mexer com as relações de poder no mundo.

Por que devemos desconfiar da criação do Banco dos BRICS

Fabrício H. Chagas Bastos | Publicado 23.09.2014
Fabrício H. Chagas Bastos

Antes de comemorar entusiasticamente "mais um passo em direção ao fortalecimento do Sul Global", reviso duas posições que apontam na direção contrária. Os sócios mais poderosos, Rússia e China, merecem atenção.

Como os Estados Unidos reencenam a Guerra Fria e a Rússia reencena a Segunda Guerra Mundial

Justinian Jampol | Publicado 25.08.2014
Justinian Jampol

Nenhuma dessas eras tem muito em comum com o atual conflito na Ucrânia, mas referir-se a batalhas passadas para compreender e reagir aos adversários atuais tem consequências potenciais.

"O trágico, no fim das contas, é a superficialidade de nossa cultura política"

Rodrigo Coppe Caldeira | Publicado 06.07.2014
Rodrigo Coppe Caldeira

Um dos resultados dessa anacrônica marcha que ocorreu em março passado, que teve meia dúzia de gatos pingados, são os usos (e abusos) de conceitos para se autoidentificarem, no caso "conservadores" e "liberais".

Tensão se espalha na Ucrânia

Estadão Conteúdo | Publicado 04.05.2014

A tensão se espalha na Ucrânia à medida que o governo intensificou a campanha contra a insurgência pró-Rússia. Confrontos foram reportados em di...

'Tentar entender Putin sob a ótica da Guerra Fria é um erro'

Márcio Coimbra | Publicado 27.05.2014
Márcio Coimbra

O jogo não é somente histórico e cultural. De ambos os lados paira o argumento econômico. Nesta frente, a Ucrânia é apenas a ponta do iceberg.

"Não há comparação possível entre a Crimeia e as Ilhas Falkland"

Andrew Ford | Publicado 25.05.2014
Andrew Ford

Para fins de equilíbrio, gostaria de aproveitar a oportunidade para indicar três distinções fundamentais, ao contrário do que afirmou o jornalista João Paulo Charleaux em artigo recente no Brasil Post.

"A Crimeia sempre será ucraniana. Esta é nossa terra e não vamos entregá-la a ninguém!"

Yulia Tymoshenko | Publicado 19.05.2014
Yulia Tymoshenko

Nem um único Estado civilizado reconheceu os resultados desse suposto "referendo". Este foi 100% ilegal, e suas consequências legais não valem nada. Esta grande mentira não se sustentará por muito tempo.

Rússia e Crimeia: perguntas e respostas

Diogo Antonio Rodriguez | Publicado 18.05.2014
Diogo Antonio Rodriguez

Guerra Fria? Terceira Guerra Mundial? Tensão? Míssel? Perguntas e respostas rápidas para entender o que está acontecendo nesta semana na Crimeia.

Situação na Crimeia mostra os limites do direito internacional

Fábio Sasaki | Publicado 18.05.2014
Fábio Sasaki

O direito à autodeterminação dos povos respalda o movimento separatista da Crimeia ou o envolvimento da Rússia no processo viola o princípio da integridade territorial?

E agora? Maioria na Crimeia vota a favor de anexação à Rússia

Publicado 17.03.2014

Uma apuração completa preliminar dos votos mostrou que 96,77 por cento dos eleitores na região ucraniana da Crimeia votaram a favor da adesão à R...

FOTOS: A votação que deve decidir se Crimeia é russa ou ucraniana

Reuters | Publicado 16.03.2014

Cidadãos da Crimeia votaram em um referendo neste domingo para decidir sobre uma cisão da Ucrânia e uma união com a Rússia, com Kiev acusando Mos...

Crise na Ucrânia: "Precisamos de um posicionamento do Brasil", diz embaixatriz

Brasil Post | Publicado 12.03.2014

A embaixatriz da Ucrânia, Fabiana Tronenko, cobrou nesta quarta-feira (12) um posicionamento mais claro e firme do governo brasileiro sobre a crise p...

Quem mora na Crimeia se sente russo ou ucraniano?

João Paulo Charleaux | Publicado 07.05.2014
João Paulo Charleaux

Se a moda separatista pega, a Romênia teria problemas, assim como o Tajiquistão. Definir "nação" dá pano para a manga, ainda mais nas colchas de retalho pós-Guerra Fria.

A Guerra Fria voltou (só que não)

Fábio Sasaki | Publicado 06.05.2014
Fábio Sasaki

Aceitar passivamente a tese de que vivemos uma nova Guerra Fria é ignorar o fato de que o mundo está mais multipolar e desprezar a importância de outros atores fundamentais na geopolítica internacional.

Otávio Dias

A crise na Ucrânia passo a passo

http://www.brasilpost.com.br/ | Otávio Dias | Publicado 02.03.2014

A Ucrânia pode parecer longe e distante para os brasileiros, mas o país está na fronteira entre a Europa e a Rússia, entre o Ocidente e a Ásia. O...