Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Paulo Fiorilo Headshot

A democracia é o lado certo da história: vamos resistir a um governo ilegítimo

Publicado: Atualizado:
Imprimir

2016-05-12-1463077747-3115876-20160512_TUK3706Editar.jpg
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O discurso da presidenta Dilma Rousseff, na manhã de hoje, é um marco de resistência contra o retrocesso democrático pelo qual o Brasil passa neste momento. Suas palavras demonstram sua resiliência e reforçam que, para ela e para todos nós, a luta não acabou.

Como acompanhamos, o Senado Federal admitiu o processo de impeachment contra a presidenta. Com a decisão, vivemos agora uma situação perigosa, em que as diversas conquistas e garantias que tivemos ao longo dos últimos anos podem ser, sem mais nem menos, suprimidas do nosso País.

O que está em jogo é, principalmente, a ascensão dos mais pobres, a proteção às crianças da periferia, o ingresso às universidades, as leis de cotas e tantas outras políticas sociais implantadas nos governos Lula e Dilma.

Certamente, essas conquistas exigem um esforço muito grande para que sejam mantidas e ampliadas. E são justamente elas que incomodam tanto a oposição e o empresariado associado aos orquestradores dessa conspiração, que tentam comandar o Brasil a qualquer custo.

Como esperado, o programa desse governo ilegítimo propõe arrochar salários, reverter políticas de reajustes do salário-mínimo, mexer com os direitos dos aposentados e anular vinculações constitucionais da saúde e da educação, entre outras ações que retornariam o Brasil para a década de 1980.

Para entendermos melhor o porquê de toda essa situação, basta nos lembrar de algumas figuras que apoiaram incansavelmente o impeachment da presidenta. Estes são, em sua maioria, investigados pelo STF por crimes de corrupção e improbidade.

Diante desse cenário preocupante, precisamos continuar mobilizados e convictos de que conquistas importantes estão em jogo. Devemos tomar as ruas e seguir lutando de forma legítima em defesa dos avanços e da nossa jovem Democracia que, mais do que nunca, está ameaçada.

Neste momento delicado, nossa luta em São Paulo é extremamente importante. Temos que defender também a reeleição do prefeito Fernando Haddad, para garantir que as ações e mudanças que vêm sendo realizadas continuem projetando a nossa cidade para um futuro de desenvolvimento, justiça social, saúde e educação como prioridades e qualidade de vida para todas e todos.

Como bem disse a presidenta Dilma, no pronunciamento da manhã de hoje, sempre vale a pena lutar pela democracia. A democracia é o lado certo da história e nós jamais vamos desistir de lutar.

LEIA MAIS:

- O golpe manchará nossa história

- Mobilização contra dengue deu resultado: Queda de 81% no primeiro trimestre em São Paulo

Também no HuffPost Brasil:

Close
Personagens do Impeachment
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual