Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Pedro Zambarda Headshot

Segundo meu Facebook, Dilma não sofreria golpe (impeachment)

Publicado: Atualizado:
DILMA ROUSSEFF
Ueslei Marcelino / Reuters
Imprimir

O placar no Senado foi mortal novamente. 55 à favor do impeachment e 22 senadores contrários.

O golpe de Estado parlamentar, cujo teor já descrevi em outro texto, se consolidou sob a alcunha de impeachment. Não é o mesmo processo sofrido por Fernando Collor de Mello.

Por pura curiosidade, fiz uma enquete na minha conta de Facebook. Há muito tempo não utilizo rede social de maneira pessoal e passei a transformar minha página numa extensão do meu trabalho profissional.

Tenho cerca de 2200 contatos na rede e mais de 1400 pessoas me seguem. O experimento que fiz deu resultado poucas horas antes do Senado afastar Dilma Rousseff.

Perguntei no Facebook: para sair da crise política atual, você deseja:

A) Deixar a Dilma no poder até 2018?
B) Impeachment da Dilma nesta semana e Temer presidente?
C) Cassar a chapa Dilma/Temer no TSE e eleições em outubro de 2016?

90 pessoas responderam. 51 delas à favor de Dilma ficar (57%), 38 delas à favor de cassarem chapa Dilma/Temer no TSE (42%) e somente uma à favor do governo Michel Temer e do impeachment (golpe) de Dilma Rousseff (1%).

É uma pesquisa de alcance pequeno, que corresponde a bolha de amigos e contatos com quem convivo na minha rede social. Mas me parece significativo que praticamente todos eles vão contra 367 deputados e 55 senadores que votaram pelo impedimento de Dilma.

E as justificativas para cada voto foram surpreendentemente melhores do que as dos nossos congressistas que ganham grossos salários dentro da legalidade e por fora. Enquanto deputados votaram por Deus, pela família e "pela minha filha" (?!), sem citar as pedaladas fiscais mencionadas no pedido de impeachment, meus amigos votaram pela manutenção do governo Dilma por acreditar que o coração da corrupção da Lava Jato está no PMDB e não no PT.

Outros estão favoráveis à cassação da chapa no TSE porque acreditam que Temer deve sofrer as mesmas sanções, ou mais, do que Dilma. Por fim, a única pessoa que votou por Michel Temer presidente disse isso para depois defender a cassação da mesma chapa.

Em quase todos os votos no meu Facebook, as pessoas pediram reforma política, varrendo para fora congressistas que tiverem a ficha suja de acusações de corrupção. Não se ouve isso nem na Câmara e muito menos no Senado.

O meu Facebook não é o Brasil, mas ele explica bem o sentimento de tristeza que muitos de nós temos após o golpe de Estado consumado.

Segundo meu Facebook, Dilma não sofreria esse suposto impeachment.

LEIA MAIS:

- O 'White Power' do cantor Phil Anselmo prova que o heavy metal (ainda) é racista

- PM de Alckmin bate em grávida e joga bomba em metrô. 2016 já é pior do que 2013

Também no HuffPost Brasil:

Close
Conheça os ministros do STF
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual