Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Prince William, The Duke of Cambridge Headshot

Ajudando as crianças a lidar com grandes mudanças

Publicado: Atualizado:
HRH
Imprimir

Post publicado originalmente em headstogether.org.uk.

Mudar de escola ou passar para o ano seguinte - com novos amigos, professores, matérias, regras e expectativas - é um evento muito importante na vida dos jovens. Todo mundo se lembra como isso era desafiador, mas às vezes simplesmente acreditamos que as crianças serão capazes de lidar com essas mudanças.

A verdade é que, para muitos jovens, mudar de escola ou começar um novo ano acadêmico é uma situação difícil de enfrentar. Catherine e eu temos crianças pequenas, que vão passar por isso em pouco tempo, e como todos os pais queremos garantir que nossos filhos não só sejam capazes de atingir seu potencial acadêmico na escola como estejam felizes e tenham o apoio emocional necessário.

Hoje, Catherine e eu vamos voltar para a escola, a Stewards Academy, em Harlow, uma escola em que a saúde emocional das crianças recebe tanta atenção quanto a performance acadêmica dos alunos. Aguardamos com interesse o momento em que os alunos nos mostrarão como a escola oferece um ambiente de apoio, com a ajuda da instituição de caridade Place2Be e de uma atmosfera em que não há nada errado em pedir ajuda.

O que a Stewards Academy pratica é acreditar que as crianças devam estar à vontade para admitir que estão sobrecarregadas (é muito normal sentir-se assim, afinal de contas) e que sabem que podem pedir ajuda. Quanto mais cedo elas aprenderem que é OK pedir ajuda, melhor. Isso as preparará melhor para a vida adulta - assim como os bons resultados acadêmicos. Catherine, Harry e eu temos orgulho de liderar a campanha chamada Heads Together (cabeças juntas), que incentiva as pessoas a falar sobre as épocas difíceis que vamos atravessar em vários pontos de nossas vidas; e a importância de procurar a ajuda de especialistas.

Falar nos ajuda a entender que não estamos sozinhos. Tirar o peso dos ombros com outra pessoas às vezes é um passo importante - para você saber que não está sozinho, que não está fracassando, que às vezes é perfeitamente normal sentir-se triste ou sobrecarregado. Todo mundo é assim. Se pudéssemos acabar com a ideia de que sentir-se pra baixo é algo que traz vergonha, algo que não deveria ser um fardo para os outros, nossa sociedade seria um lugar muito mais feliz e saudável. Incentivando as crianças a falar e a buscar apoio, podemos impedir que esses sentimentos se tornem problemas mais sérios, que se estendam até a vida adulta. Todo mundo precisa de alguém com quem conversar - mesmo que seja uma linha de atendimento anônima, uma conversa por webchat; ou um amigo, um professor ou um parente. Alguém em quem se possa confiar. É para isso que Catherine, Harry e eu estamos trabalhando - sabemos que é uma ambição grande, mas acreditamos que ela seja importante.

Neste mês - setembro - nós três queríamos reconhecer a dificuldade que os jovens têm para passar por grandes mudanças em suas vidas. Esperamos que pedir ajuda se torne um hábito, pois isso será tão importante em suas vidas adultas como o sucesso acadêmico.

Mas esta campanha não é apenas para os jovens. Sabemos que os pais às vezes não sabem como incentivar seus filhos a se abrir sobre os problemas que estão enfrentando. A Heads Together publicou algumas dicas para os pais. O objetivo é conseguir que eles consigam ajudar as crianças a falar sobre as grandes mudanças em suas vidas. Esperamos que elas sejam úteis.

Boa sorte com o novo ano escolar. Esperamos que ele seja feliz e cheio de realizações para vocês.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- É hora de uma nova geração de líderes se apresentar para comandar a luta contra a Aids

- Como a tecnologia nos ajuda a denunciar os bullies e a defender as vítimas

Também no HuffPost Brasil:

Close
Famosos que falaram abertamente de saúde mental
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual