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A relação moda, autoestima e as mulheres 'plus size'

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PLUS SIZE
Tara Ziemba via Getty Images
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*Texto escrito por Priscila Cardozo, colunista no Superela.

Esses dias estava conversando com as donas de marca de roupas e acessórios que participam de mesma feira em que divulgo meus produtos e serviços. Nossa pauta era a reclamação de algumas clientes em relação ao valor das peças de acordo com os tamanhos. Se você ainda não sabe, nesse nicho, há uma faixa de preço para determinados tamanhos. Por exemplo: do 44 ao 48 custa "X", do 50 ao 58 custa "X+30" e do 60 em diante custa "2X".

Tempos atrás isso me veio à cabeça, mas relacionei à autoestima. Normalmente, uma pessoa dita GG sofre bastante para encontrar o que vestir. A maioria das lojas não se preocupa com essa porcentagem da população e por isso houve uma oportunidade de negócio que está sendo explorada por alguns empreendedores. Se relacionarmos esse tipo de confecção a uma produção simples de artigo do lar, por exemplo, veremos que faz sentido um produto que gaste mais material, custe mais caro. Quando você compra um lençol, os diferentes tamanhos de colchão vão determinar o preço do produto.

Agora vamos exemplificar produtos de beleza. Um perfume tem, pelo menos, dois tamanhos de frasco e cada um deles tem valores distintos. A quantidade de produto vai determinar o valor. Então, não é surreal uma roupa ser precificada assim. Racionalmente falando. Mas aí mexemos com muitos quesitos por trás da questão. A numeração padrão é cobrada de acordo com uma estimativa. Do 36 ao 44 não há distinção de quanto material se gasta, correto? Essa é a primeira coisa que a plus size irá pensar ao ser cobrada a mais por algo que ela já tem uma grande dificuldade de conseguir.

Para a estima das clientes, o ideal seria preços únicos. Assim, mesmo sabendo que ali é um mundo limitado, elas conseguem se igualar as demais. Imagine... Você não faz parte do padrão estabelecido pela sociedade. A moda, mesmo que esteja mudando, não é feita direcionada ao seu público. Modelagem, bom material e tendências são bem difíceis de encontrar para seu tamanho. É bem provável que você odeie comprar roupas.

Aí você fica feliz em encontrar uma loja que venda itens modernos e no seu tamanho, mas, ao sondar os preços, percebe que, além de todos os problemas enfrentados até então, o seu tamanho custa mais caro. Na sua mente surge o pensamento: "mais corpo, mais pano, mais caro. Sou punida por ser assim?".

Já trabalhei com mulheres que usavam tamanhos grandes. E a maioria sofre para manter uma autoestima equilibrada. Sim, toda mulher tem suas crises existenciais, a questão das plus sizes torna isso mais frequente devido aos julgamentos, a discriminação, ao bombardeio de padrões estabelecidos e a sua própria autocrítica. A aceitação deve ser o primeiro passo para se encontrar como uma bela mulher.

Há variáveis que determinem seu biótipo, além da genética. Tem quem consiga perseguir e conquistar um objetivo de tipo físico. Mas, e aqueles que não conseguem ou não querem mudar? Só resta se aceitar. E quando você se aceita, mas não acha roupas que te façam sentir bonitas? Ser obrigada a usar aqueles vestidões de malha com corte reto é tortura demais, não acha?

Para o lojista, cobrar proporcionalmente, ao custo é lucrativo, mas para a cliente, pagar a mais devido às suas medidas vai prejudicar sua autoestima? Montando uma loja desse setor, eu cobraria preço igual. Escolha minha. Mas como neta de costureira, penso no seguinte: para costurar, o preço da mão de obra é fixo. Mas quando o cliente vai comprar o material, a metragem influencia no custo total do produto. Difícil né? Vamos lidar com essa questão com bom senso...

*Texto originalmente publicado no Superela.

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