Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Tahiana D’Egmont  Headshot

Vaquinha virtual é utilizada para captar aporte inicial de startups. E pode te ajudar, e muito

Publicado: Atualizado:
MONEY PIG
Adrian windle via Getty Images
Imprimir

Hoje em dia, a maior preocupação dos novos empreendedores é captar fundos para iniciar seu projeto.
Além disso, os principais motivos para o empreendedor aderir a vaquinha virtual (ou crowdfunding) é a opção de fazer pesquisas de mercado, testar ideias, fazer uma pré venda ou até mesmo atrair novos clientes (contribuidores).

Vantagens da Vaquinha Virtual

Através da campanha de arrecadação é possível saber se um determinado serviço ou produto fará sucesso entre os consumidores. Muitas empresas, inclusive, já utilizam a vaquinha virtual para analisar itens como:
  • comportamento do consumidor: quantos acessos, compartilhamentos, em qual canal minha campanha obteve melhor desempenho?
  • preferências: variações de produtos e quais obtêm melhor aceitação.
  • e também logística: quantos itens posso produzir sem haver desperdício?

Em apenas 1 ou 2 meses, enquanto sua campanha arrecada, já é possível avaliar os itens acima e chegar à conclusão se você deve ou não seguir em frente com o seu projeto, se deve fazer alterações ou simplesmente desistir da ideia.

As vaquinhas virtuais também ajudam os empresários a compreender realmente o seu negócio para que eles possam apresentá-lo da melhor forma (sendo ainda mais convincentes e firmes) para capitalistas de risco, investidores anjo ou outro tipo de investidor.

Como criar sua vaquinha

Se você tem um projeto ou uma ideia inicial, basta criar uma vaquinha em uma plataforma de crowdfunding e qualquer pessoa pode investir pequenas quantias em dinheiro, a fim de ver seu projeto sendo lançado ou simplesmente porque simpatizou com a ideia.

Para cada contribuição arrecadada na vaquinha, é oferecida uma recompensa: desde agradecimentos via internet a ingressos pra shows, por exemplo. Um meta sempre é estipulada e caso ela não seja alcançada, os contribuidores recebem o investimento de volta, se a campanha for da modalidade Tudo ou Nada; mas se a campanha for Flexível, o contribuidor receberá a recompensas independente de bater a meta de arrecadação.

Mocatto, startup lançada via vaquinha virtual

Um exemplo de sucesso é a campanha da empresa Mocatto. que lançou sua vaquinha pelo site da Kickante e arrecadou 20 mil reais. Seu negócio é um clube de assinatura de cápsulas de café Nespresso.

Segundo os criadores da campanha, a ideia surgiu observando que não era possível tomar um excelente café em casa com praticidade. E as alternativas do mercado não eram tão boas e, muitas vezes, caras. Com Moccato, eles queriam unir a praticidade da cápsula de café com o sabor de um espresso fresco recém-torrado e a comodidade de recebê-lo em casa todo mês. E muito mais barato do que os tradicionais do mercado.

"Queríamos fazer uma campanha de marketing, testar nossas ideias e saber o que o público desejava", explica Ian Petersen, gerente de operações da Moccato.

Cenário

"Hoje, o crowdfunding é um ótimo jeito de conseguir capital de giro para empresas iniciantes, mas também serve como uma pesquisa de mercado muito barata", diz Tahiana D'Egmont, presidente executiva da Kickante.

Mais do que uma tendência, o crowdfunding mobiliza recursos e movimenta a economia, trazendo oportunidade pro empreendedor se adaptar ao mercado, quebrando paradigmas antigos.

LEIA MAIS:

- Divulgue sua campanha de crowdfunding com o apoio da mídia

- Por que o crowdfunding é a saída mais adequada para financiar projetos

Também no HuffPost Brasil:
Close
As empresas mais admiradas pelos jovens
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual