Peter Rosenwald

A posse do caos?

Peter Rosenwald | 20 janeiro 2017
Como seu blogger residente que apresenta a visão dos gringos, estou profundamente constrangido e entristecido pelo que vimos tomar forma nos Estados Unidos nos últimos anos, culminando hoje com a posse de Donald Trump como o novo presidente americano com o potencial de criar caos.
Alexandre Andrada

A morte de Teori Zavascki ou um acaso conveniente para o status quo

Alexandre Andrada | 20 janeiro 2017
A morte de Teori Zavascki entra para o rol desses episódios que nunca deixarão de levantar suspeitas. Mesmo que todas as investigações apontem uma causa ordinária - como falha do equipamento ou humana - haverá ainda legiões de eternos céticos.
Luiz Guilherme Medeiros

A 'Era Trump' pode ser uma oportunidade para a América

Luiz Guilherme Medeiros | 20 janeiro 2017
Sem dúvidas, Trump será um presidente polêmico. Sua visão de uma América mais livre e próspera no plano interno e mais forte e influente no plano externo encontrará muitos inimigos e sucesso incerto. Mas o triunfo de suas ideias também carregam consigo a promessa de um otimismo e confiança no excepcionalismo americano não visto desde Reagan. Pelo bem do Ocidente, rezemos pelo melhor.
Henrique Braga

Uma ducha de água fria na política brasileira

Henrique Braga | 20 janeiro 2017
Imagine que você tenha um carro e que, quando ele está sujo, você o leva ao lava-rápido em que trabalha o Seu Antonio, homem discreto e comprometido com o trabalho. Daí, por uma fatalidade das mais lamentáveis, Seu Antonio, exímio lavador, morre em um grave acidente. Fim.
Roberto Moll

Além do mito: Um breve balanço político de Obama na Casa Branca

Roberto Moll | 20 janeiro 2017
Obama termina o mandato com 57% de aprovação dos estadunidenses. Mesmo assim, não conseguiu resgatar a confiança na política, nos políticos e na democracia. Oito anos depois da vitória de Obama, Trump construiu propositalmente sua imagem como o político anti-político. Assim, venceu políticos tradicionais do Partido Republicano nas primárias e Clinton na corrida presidencial.
Jan Birchfield, Ph.D

O dia que a música morreu

Jan Birchfield, Ph.D | 20 janeiro 2017
Precisamos reconhecer o que, em nossos próprios corações e mentes, nos mantém presos ao profundo sentimento de separação, que está no cerne de nossa consciência coletiva. O que de dentro de nossa cultura coletiva realmente precisa morrer?
Danilo Alves de Sousa

A crise institucional e o futuro da Lava Jato após a morte de Teori Zavascki

Danilo Alves de Sousa | 20 janeiro 2017
Não se trata de defender a passividade frente a momentos tão delicados. A investigação precisa ser protegida e, em certa medida, controlada de seus abusos para que possa agir de modo legitimo. A demora na escolha do sucessor é nociva para o andamento da mesma. Porém, considerando que as instituições são exercidas por homens, será que estamos protegidos das paixões de indivíduos?
ActionAid

Nem Davos, nem Washington: Uma celebração das estratégias das mulheres no combate à desigualdade

ActionAid | 18 janeiro 2017
A resistência das mulheres no Nepal, no Haiti, na Nigéria e em muitos outros lugares é a nossa esperança, pois desmantelam as barreiras contra as desigualdades que surgem à sua frente. Mas o desafio é extremo.
Maju Giorgi

Meu filho é gay e eu me tornei militante LGBT para combater a homofobia

Maju Giorgi | 19 janeiro 2017
O Mães pela Diversidade surgiu do encontro de mães que queriam lutar contra a violência que permeia a vida de nossos filhos e destrói nossas famílias! Hoje o Mães pela Diversidade é a minha vida, e eu vou falar muito delas!
Tanira Lebedeff

'Meus Dias de Weeds': Como funcionam os Clubs Cannábicos uruguaios

Tanira Lebedeff | 18 janeiro 2017
Foi como se eu estivesse num cenário de Weeds, a série da TV americana em que a viúva Nancy Botwin (personagem de Mary-Louise Parker) vende maconha para sustentar a família. Passei, como diriam os uruguayos, um "par de tardes" num Club Cannábico numa cidade de fronteira entre o Brasil e o Uruguai.
Debora Diniz

Estupro coletivo: Homens, unam-se à luta!

Debora Diniz | 17 janeiro 2017
A palavra "homem" é um substantivo genérico que fala de uma sexagem ampla. Sei que pode haver um tom agressivo na palavra, mas como ter uma mensagem eficiente e rápida? E, cá entre nós, os estupradores são homens e as vítimas, mulheres... Não vale sair contando uma história, singular e excepcional, de uma mulher que violentou um menino, ou de uma mulher que participou de uma violência contra outra mulher.
Caio Dib

Rotina de professoras negras será retratada em documentário sobre Diáspora Africana

Caio Dib | 17 janeiro 2017
O projeto pretende trabalhar com questões como a descolonização da educação, a diáspora africana, as religiões com raízes africanas e a qualidade da educação a partir da exibição do filme em diversas comunidades.
Ramon Blanco

O Copo meio Cheio

Ramon Blanco | 17 janeiro 2017
Obama sai da presidência dos Estados Unidos com 57% de aprovação. Após oito anos no cargo, não é nada mal. Simbolicamente, não é insignificante o fato de ter havido um presidente negro no cargo mais poderoso do mundo. Ao contrário, esse é um legado imaterial e aspiracional que, apesar de não ter superado as tensões raciais atuais, definitivamente impactará futuras gerações no país e no mundo. Isto está longe de ser um pequeno pormenor.
Cristina Moreno de Castro

A primeira vez de um bebê de 1 ano na praia (+ 10 dicas preciosas)

Cristina Moreno de Castro | 17 janeiro 2017
Claro que cada criança é de um jeito, mas compartilho aqui o que aprendemos com a nossa experiência no litoral com o filho, porque as dicas podem ser úteis para quem for levar o pequeno da mesma idade à praia pela primeira vez.
Sâmia Bomfim

Doria na Cidade das Maravilhas

Sâmia Bomfim | 16 janeiro 2017
É preciso questionar a quem serve esse programa que visa "resgatar a autoestima" de São Paulo: enquanto o prefeito e sua equipe posam para fotos todos os fins de semana e a Ponte Estaiada ganha nova iluminação, moradores em situação de rua, artesões e artistas têm todos os seus pertences apreendidos pela Guarda Civil Metropolitana (e são impossibilitados de ocupar a cidade.
Raphael Tsavkko Garcia

Democratização da internet no Brasil: Um sonho cada vez mais distante

Raphael Tsavkko Garcia | 16 janeiro 2017
Na prática você terá de se privar do Youtube, de qualquer tipo de streaming e mesmo de baixar filmes e músicas. Netflix nem pensar, cada vídeo em qualidade HD consumiria boa parte -- senão toda -- das franquias mais básicas.
Theresa May

Temos de falar de saúde mental como saúde de todos

Theresa May | 13 janeiro 2017
Pais não deveriam sentir-se desamparados ao ver seus filhos sofrendo. Nenhum professor deveria sentir-se mal equipado para lidar com um aluno com problemas. Nenhum adolescente deveria ter de sair de seu bairro para obter tratamento. Nenhuma criança deveria achar que a vida não vale a pena.
Edianez Parente

A teatralidade que faz de 'Dois Irmãos' uma obra prima da televisão

Edianez Parente | 13 janeiro 2017
Neste Dois Irmãos não há concessões das telenovelas em geral. É trabalho bem mais autoral, e o diretor opta em muitos momentos por uma linha conceitual, uma certa teatralidade. A não linearidade da obra original foi mantida no roteiro, o que causou algum estranhamento ao telespectador em especial nos capítulos iniciais, com suas idas e vindas no tempo. O horário, sempre bem após 22h, também não ajuda muito pra quem espera uma TV de contemplação, num momento quando boa parte do público vê na televisão uma forma de descanso.
Leda Letra

2017 será um ano pior para o Brasil em termos de desemprego

Leda Letra | 13 janeiro 2017
Neste ano, o mundo deverá ter 201 milhões de desempregados, quase o tamanho da população do Brasil e mais de sete vezes a de Moçambique, na África. Serão 3,4 milhões a mais de pessoas sem trabalho, na comparação com 2016. O total de pessoas buscando um emprego será maior do que a capacidade das empresas de criar novas vagas.
Aina Cruz

Amo, logo, existo

Aina Cruz | 13 janeiro 2017
Ao contrário, o amor, dessa vez, me fortaleceu, me encheu de possibilidades, riu das minhas trapalhadas e trouxe sorvete sempre. O amor instalou-se na minha casa sorrateiro, orgânico e sustentável. Fez macarrão à bolonhesa para o jantar. Fez playlist, foi comigo para Paraty, procurou casa e reside comigo agora na Vila Anglo - nosso pedacinho de interior na enorme São Paulo caótica.
Todas as postagens de 20.01.2017